Pular para o conteúdo principal

Liderança no Home Office - como se organizar.

Um dos principais desafios do home office é manter a liderança à distância. Trabalhar remotamente vai requerer estrutura e previsibilidade, mas também paciência e flexibilidade. Isso cria alguns desafios para os líderes, que repentinamente precisam decidir em circunstâncias extraordinárias. Isso significa adaptar rapidamente seus hábitos e comportamentos para garantir que seu time sinta-se conectado e suportado.

As dicas e recursos a seguir, se provaram de grande ajuda para manter o ritmo dos negócios e do time, onde quer que eles estejam.

A primeira dica é tornar o trabalho remoto, um trabalho conectado. Não é porque estamos distantes, que não estamos na mesma equipe. Este sentimento de grupo precisa ser mantido, e para que isso aconteça, a infraestrutura necessária precisa estar à disposição de todos.

Tenha certeza que todo o seu time esteja com as ferramentas certas de trabalho para se comunicar e colaborar em equipe efetivamente.

Regras do grupo, de como esta comunicação vai acontecer, são fundamentais para que todos estejam cientes de como usar a infraestrutura disponível.

Ter um Workplace para o time é uma forma de fazer o uso de documentos compartilhados acontecer. A maioria das empresas possui um drive compartilhado, caso sua empresa ainda não tenha, há inúmeras opções em nuvem, como o One Drive ou o Google Suite.

Inicie conversas individuais separadamente, via chat online, com cada membro da equipe, quando achar necessário. Lembrando inclusive, de perguntar nestes momentos sobre um ponto positivo e um negativo quanto a forma de trabalho remoto.

Determine qual tecnologia de videoconferência será usada pelo time para encontros regulares e prepare o calendário das reuniões recorrentes para que todos se organizem em participar.

Mantenha claro os horários que todos precisam estar disponíveis e um canal para emergências, se esta for uma necessidade do time, conforme a atividade desenvolvida.

Estabeleça um processo simples para documentar os encontros da equipe, a cada reunião um dos membros pode ser designado como o responsável pelas anotações. As pessoas se dispersam com facilidade nos encontros online, portanto, as decisões, atividades e responsáveis precisam constar deste documento para garantir o entendimento de todos.

Caso seu time nunca tenha trabalhado remotamente, vale colocar na pauta de uma das reuniões em grupo a definição do meio de comunicação preferido (e-mail, chat, video, telefone) e em quais situações eles devem acionar o líder e como acioná-lo com rapidez.

Procure compartilhar regularmente com a equipe informações corporativas da empresa: atualizações na hierarquia, material de marketing ou outras informações relevantes. Isso ajuda a manter a conecxão com outras áreas e com a empresa como um todo.

Aprenda a estruturar bem todas as reuniões online para evitar a dispersão. Ajuda a equipe a se manter produtiva e conectada priorizar o acompanhamento das atividades e ter sempre o objetivo da reunião em mente.

Assuntos delicados ou polêmicos precisam ser discutidos via videoconferência e em grupos pequenos ou individualmente, se possível. Dar um feedback construtivo, por exemplo, pode ter um resultado negativo remotamente. Certifique-se de como o interlocutor está se sentindo tanto no início como no fim da conversa.

Sempre esteja preocupado com as tarefas, mas também com o sentimento da equipe. Estresse e frustração são mais comuns no trabalho remoto, porém, podem ser tratados e revertidos em uma conversa individual. Entenda as necessidades e pergunte sobre sua vida em casa no geral (filhos, esposa, marido, idosos na família) para entender melhor a situação.

Só para ter um checklist, as principais ferramentas que todos devem ter acesso são: computador; internet confiável; acesso remoto a rede de arquivos (VPN); ferramenta para videoconferências online; ferramenta para mensagens instantâneas; ferramenta de acompanhamento de atividades/prazos; fones de ouvido compatíveis com o computador e com as ferramentas escolhidas.

Algumas sugestões de ferramentas online e gratuitas para organizar atividades, prazos e responsáveis: Trello, Monday, Workplace do Facebook, tarefas do Google, Wunderlist.

Liderar não é impor, mas despertar nos outros a vontade de fazer. Esteja presente para sua equipe mesmo à distância.

Mariluci

Gestora de empresas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer com tantas informações?

Muita informação é um assunto da modernidade que não é levado muito a sério pelas pessoas ou pelas empresas, entretanto é vivido por todos nós. Aceitamos que temos muita informação, que ela não está devidamente organizada, mas vamos em frente assim mesmo.  Nem vou falar aqui na diferença de dados e de informações, pois o assunto já foi amplamente explicado em blogs e livros. Pra quem tiver dúvidas ou quiser se aprofundar deixo um link no final deste artigo.*  Meu foco é refletir um pouco sobre como lidar com tanta informação e o que fazer com ela tanto na vida pessoal como empresarial para que ela possa ser usada no devido momento.  Pense em sua agenda do celular. Outro dia resolvi dar uma olhada na lista imensa de nomes, telefones e e-mails armazenados e cheguei a conclusão que: em muitos casos, não sabia quem era a pessoa, se aquele telefone e e-mail ainda estariam ativos e atualizados ou ainda, um tanto assustador, se aquela pessoa ainda estaria viva.  Há não muit...

O que é gerenciamento de mídias sociais?

Fazer posts nas redes sociais é fácil, basta escolher uma foto, escrever um texto e publicar. Se seu objetivo é ser conhecido por um grande número de seguidores e conquistar muitas curtidas, basta escolher um bom tema e sair postando todos os dias ou até mais de uma vez por dia. Muitas pessoas inicialmente desconhecidas nas redes sociais já se tornaram famosas com esta técnica.  No entanto para uma empresa ou empreendedor individual estar na rede social tem outros objetivos e é aí entra o papel do gerenciamento de mídias sociais. Para alcançar objetivos de vendas, visibilidade da marca, retenção de clientes, engajamento, entre outros possíveis objetivos, é preciso fazer um planejamento de conteúdo, analisar o público alvo, criar campanhas que tragam engajamento, e vários outros passos de análise de resultados para que você alcance estes objetivos.  Por isso quando ouço alguém falar que as redes sociais não trazem resultados, a minha primeira pergunta é: quais resultados você q...

Visão centrada no cliente nas vendas B2B

Para começar a falar de visão centrada no cliente no mercado B2B, vamos primeiro olhar os dados de uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2019 (gráfico no final do artigo): 62% das empresas compradoras citaram a preferência pelo self-service ao atendimento pessoal, sendo que a porcentagem em 2016 era de 48%. Se a mesma pesquisa fosse feita em 2020, após o início da pandemia, em que os encontros presenciais estão totalmente restritos, podemos presumir que este índice aumentaria ainda mais. E o modelo self-service é o preferido tanto no quesito de pesquisa pelo produto/ serviço; consideração de compra (análise de concorrentes) e compra propriamente dita, modalidade que para negócios B2B nem sempre estão disponíveis. E porque nem sempre o cliente quer falar com um representante da empresa e prefere fazer suas pesquisas pela WEB? Uma das maiores reclamações dos clientes B2B é que os representantes de vendas são muito insistentes. Os clientes acham que os representantes estão mais preocupa...