Pular para o conteúdo principal

O que fazer com tantas informações?

Muita informação é um assunto da modernidade que não é levado muito a sério pelas pessoas ou pelas empresas, entretanto é vivido por todos nós. Aceitamos que temos muita informação, que ela não está devidamente organizada, mas vamos em frente assim mesmo. 

Nem vou falar aqui na diferença de dados e de informações, pois o assunto já foi amplamente explicado em blogs e livros. Pra quem tiver dúvidas ou quiser se aprofundar deixo um link no final deste artigo.* 

Meu foco é refletir um pouco sobre como lidar com tanta informação e o que fazer com ela tanto na vida pessoal como empresarial para que ela possa ser usada no devido momento. 

Pense em sua agenda do celular. Outro dia resolvi dar uma olhada na lista imensa de nomes, telefones e e-mails armazenados e cheguei a conclusão que: em muitos casos, não sabia quem era a pessoa, se aquele telefone e e-mail ainda estariam ativos e atualizados ou ainda, um tanto assustador, se aquela pessoa ainda estaria viva. 

Há não muito tempo atrás sofríamos com restrições de campos no celular para descrever um contato, limite de caracteres para cada campo e ainda com a perda das informações no caso de avaria do aparelho, perda ou roubo. Quem se lembra ou já sofreu com isso? 

Atualmente o armazenamento em nuvem nos liberou de todas estas dores e acrescentou outras facilidades: a organização dos contatos em pastas, campos adicionais em que podemos anotar ainda mais referências para facilitar a busca. 

No entanto, ano vai e ano vem e o drama é o mesmo: como encontrar o número de telefone daquele marceneiro, que fez aquele ótimo trabalho pra mim e eu já não lembro o nome? Como será que eu salvei? 

Agora imagina como é organizar dados de uma empresa, que inclui muito mais cadastros diariamente através de canais e pessoas diversas sem um padrão estabelecido. 

Pensando nisso fiz uma lista do que eu considerei ponderações importantes, que inclui na organização dos meus contatos, e que talvez ajude na organização dos seus e até para repensar processos nas empresas:
 -Ter um padrão de registro: nome e sobrenome sempre; use outros campos pra colocar informações adicionais; inclua pelo menos a cidade da pessoa no endereço; sempre inclua o DDD no telefone, mesmo se for o da sua cidade. 
 -Utilize dos grupos para sinalizar pessoas do trabalho, da faculdade, da escola dos filhos, etc. -Utilize um dos campos disponíveis para colocar a data da última atualização da informação e lembre-se de trocar esta data, quando fizer uma atualização dos dados. 
 -Utilize da facilidade de muitas ferramentas de encontrar na agenda contatos duplicados ou semelhantes e faça um saneamento de tempos em tempos. 
 -Coloque tags nos contatos com palavras relevantes para que possa fazer buscas rápidas por assunto. Exemplo: serviços gerais; potencial cliente; antigo cliente. 
 -Utilize das redes sociais para checar informações antes de mandar algo errado pra pessoa errada. E-mails e telefones mudam ao longo do tempo. 

Claro que nas empresas as coisas funcionam de forma bastante diferente, principalmente se existe um software tratando do saneamento das informações vindas de diversos canais e sendo integradas a este sistema por diversas pessoas.  Por isso, se você já consegue lidar bem com o volume de informações, de forma organizada, tanto na vida pessoal como na empresa, deixe nos comentários a sua técnica, pode ajudar muito quem ainda está buscando soluções. 

 Mariluci Durante 
 Gestora de empresas 

 *Link do artigo sobre diferença de dados e informações: http://www.profcordella.com.br/unisanta/textos/tgs21_dados_info_conhec.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é gerenciamento de mídias sociais?

Fazer posts nas redes sociais é fácil, basta escolher uma foto, escrever um texto e publicar. Se seu objetivo é ser conhecido por um grande número de seguidores e conquistar muitas curtidas, basta escolher um bom tema e sair postando todos os dias ou até mais de uma vez por dia. Muitas pessoas inicialmente desconhecidas nas redes sociais já se tornaram famosas com esta técnica.  No entanto para uma empresa ou empreendedor individual estar na rede social tem outros objetivos e é aí entra o papel do gerenciamento de mídias sociais. Para alcançar objetivos de vendas, visibilidade da marca, retenção de clientes, engajamento, entre outros possíveis objetivos, é preciso fazer um planejamento de conteúdo, analisar o público alvo, criar campanhas que tragam engajamento, e vários outros passos de análise de resultados para que você alcance estes objetivos.  Por isso quando ouço alguém falar que as redes sociais não trazem resultados, a minha primeira pergunta é: quais resultados você q...

Visão centrada no cliente nas vendas B2B

Para começar a falar de visão centrada no cliente no mercado B2B, vamos primeiro olhar os dados de uma pesquisa realizada pela McKinsey em 2019 (gráfico no final do artigo): 62% das empresas compradoras citaram a preferência pelo self-service ao atendimento pessoal, sendo que a porcentagem em 2016 era de 48%. Se a mesma pesquisa fosse feita em 2020, após o início da pandemia, em que os encontros presenciais estão totalmente restritos, podemos presumir que este índice aumentaria ainda mais. E o modelo self-service é o preferido tanto no quesito de pesquisa pelo produto/ serviço; consideração de compra (análise de concorrentes) e compra propriamente dita, modalidade que para negócios B2B nem sempre estão disponíveis. E porque nem sempre o cliente quer falar com um representante da empresa e prefere fazer suas pesquisas pela WEB? Uma das maiores reclamações dos clientes B2B é que os representantes de vendas são muito insistentes. Os clientes acham que os representantes estão mais preocupa...